Ensino de História: tempos de crise, resistências e utopias (Revista História Hoje-ANPUH)
Prezados (as) colegas,
na condição de editora eleita da Revista História Hoje (ANPUH) para o próximo biênio (2021-2023) solicito ampla divulgação, entre o corpo docente e discente da sua instituição, da chamada pública para o próximo dossiê da RHHJ.
Destaco que esse é um importante espaço para divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos discentes do Profhistória (tanto em dossiês, como nas diversas outras seções voltadas para refletir sobre sala de aula e também em artigos de fluxo contínuo) e também de pesquisas desenvolvidas por docentes do curso, considerando a necessidade de atingirmos pelo menos 50% de autores que sejam doutores e atuantes em programas de pós graduação em História, tendo em vista as normas de avaliação da CAPES.
Conto com o apoio de tod@s!
2022/01 - Ensino de História: tempos de crise, resistências e utopias (v. 11, n. 21)
O Ensino de História, como campo de pesquisas e de trabalho docente ou mesmo como disciplina escolar, vem sendo atravessado, ao longo dos anos, por crises que impactam sujeitos, práticas, saberes e culturas, provocam resistências, conflitos, confrontos, assim como alimentam sonhos e utopias. Neste dossiê temático, propomos abordar o Ensino de História a partir dessa perspectiva, reunindo resultados de pesquisas que reflitam a partir desse enfoque e que podem contemplar os períodos ditatoriais, autoritários ou de crises gerais no Brasil, na América Latina ou em outras partes do globo em seus mais variados aspectos: histórias do Ensino de História; formação de professores; materiais didáticos; memórias docentes e discentes, bem como as resistências de todos os tipos: os questionamentos aos modelos curriculares; relações acadêmicas que geram narrativas uniformes; materiais didáticos com propostas restritas, cerceamento ao trabalho docente e perseguição a professores, incluindo o tempo presente que, por causa da pandemia do covid-19, instaurou novos arranjos nos processos de ensino-aprendizagem de História.
Período para submissão de artigos para o dossiê: de 01/09/2021 até 15/09/2021.
O Ensino de História, como campo de pesquisas e de trabalho docente ou mesmo como disciplina escolar, vem sendo atravessado, ao longo dos anos, por crises que impactam sujeitos, práticas, saberes e culturas, provocam resistências, conflitos, confrontos, assim como alimentam sonhos e utopias. Neste dossiê temático, propomos abordar o Ensino de História a partir dessa perspectiva, reunindo resultados de pesquisas que reflitam a partir desse enfoque e que podem contemplar os períodos ditatoriais, autoritários ou de crises gerais no Brasil, na América Latina ou em outras partes do globo em seus mais variados aspectos: histórias do Ensino de História; formação de professores; materiais didáticos; memórias docentes e discentes, bem como as resistências de todos os tipos: os questionamentos aos modelos curriculares; relações acadêmicas que geram narrativas uniformes; materiais didáticos com propostas restritas, cerceamento ao trabalho docente e perseguição a professores, incluindo o tempo presente que, por causa da pandemia do covid-19, instaurou novos arranjos nos processos de ensino-aprendizagem de História.
Período para submissão de artigos para o dossiê: de 01/09/2021 até 15/09/2021.
Maiores detalhes sobre as normas de publicação podem ser obtidas no site da revista
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/
Professora Doutora Heloisa Capel