Projetos do corpo docente do ProfHistória, Núcleo da UFG
Projetos do corpo docente do ProfHistória, Núcleo da UFG
1)Alcilene Cavalcante de Oliveira
Nome do projeto de pesquisa: História, gênero e audiovisual: memórias em disputa no pós-ditadura (Brasil e Argentina– 1980-2020)
Linha de pesquisa: Saberes históricos em diferentes espaços de memória
Ano do início: 2020
Descrição do projeto:
Este projeto de pesquisa (institucional) é um desdobramento de estudos anteriores sobre gênero e cinema no último período de transição democrática no Brasil e na Argentina (anos 1980). Se em projetos anteriores voltamo-nos, inicialmente, para a análise de filmes, de ficção, realizados por mulheres daqueles países, estendendo, depois, a análise para a realização cinematográfica de homens, embora restringindo a pesquisa espacialmente ao Brasil, neste projeto ampliamos o escopo das fontes da pesquisa para artefatos audiovisuais (filmes e séries), de ficção e documentais, realizados no Brasil e na Argentina no pós-ditadura, para esquadrinhar as representações de gênero e as encenações do passado presentes nessa produção cultural. Com isso, amplia-se o recorte temporal da pesquisa, não nos restringindo mais a década de 1980, ao considerar que as historiografias brasileiras e argentinas, nos últimos anos, têm revisitado o período e constatado que questões caras à passagem de regime não se esgotaram ali. Destacam que elementos constitutivos de períodos de transição democrática como, por exemplo, relativos ao enfrentamento do passado de ditadura recente de cada país, que, por sua vez, implica a justiça de transição (o direito à memória e à verdade, à justiça e à reparação), continuaram a reverberar nas décadas seguintes (em destaque nas duas primeiras décadas do século XXI). Esse passado que custa a passar engendra representações, interpretações e embates de memória configurando disputas políticas no presente, o que tem sido detalhado pela literatura especializada. As produções audiovisuais, que circulam no espaço público (por meio de exibições e abordagens em circuitos culturais, nas mídias e nas escolas) e se tornam fontes e objetos do ensino de História, de cada um desses países, constituem memórias culturais, entrando na seara de disputas sobre o passado. Que artefatos podem ser destacados para abordar tais questões? Que memórias constituem e como o fazem? Quais são suas estratégias estéticas? Que diálogos permitem realizar com a literatura de testemunho, com os documentos históricos e com os relatórios de Comissões da Verdade? Que relação é possível estabelecer entre os artefatos audiovisuais – suas encenações – e as historiografias de cada país? Quais são as recepções desses artefatos audiovisuais e das questões que engendram pelas críticas especializadas (periódicos, mídia, blogs)? Que relação de aproximação e distanciamento há entre as produções audiovisuais do Brasil e da Argentina no período em questão, no que se refere à representação de gênero e às encenações do passado? Trata-se, pois, de indagações norteadoras desta pesquisa, que se insere na perspectiva da História cultural na interface com a História política e com a História do Tempo Presente. Parte de duas hipóteses interligadas, quais sejam: a produção audiovisual integra a dinâmica política do pós-ditadura, na qual a construção de sentidos sobre o passado adquire centralidade, constituindo memória cultural, e, do mesmo modo, dialoga com as questões suscitadas pelos feminismos, principalmente no que se refere às relações de gênero e de sexualidades.
2) Docente: Alexandre Martins de Araújo
Nome do projeto: História ambiental e ficção: aprimorando o pensamento ambiental em espaços escolares
Linha de pesquisa: Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão
Ano início: 2014
Descrição do projeto:
Este projeto tem as suas atenções voltadas para um processo de impacto socioambiental, derivado de um amplo fenômeno de migração, que ocorre em Aparecida de Goiânia, município que compõe a região denominada grande Goiânia. Trata-se do desvanecimento, entre a população migrante, de seus complexos sistemas de conhecimento ambiental, pois uma enorme gama de seus referenciais socioambiental e cultural, adequados a oferecer sentido ao mundo, não encontram correspondência no novo ambiente, não excetuando a própria escola, de cujo currículo não dialoga com tal campo de tensão. Assim, este estudo discute as possibilidades de aproximação entre escola e comunidade, no sentido de provocar um diálogo intercultural e pluriepistemológico capaz de recuperar, entre aquela comunidade seus conhecimentos tradicionais e práticas de uso da natureza, colocá-los em circulação no âmbito da escola. Como proposta central, o projeto se lança ao desafio de produzir materiais didáticos como livros e modelos de contação de histórias, no caso, as próprias histórias produzidas pela pesquisa, voltados para o ensino fundamental, cujos capítulos buscarão o diálogo entre a pesquisa de história ambiental e a ficção, com base no cotejamento entre algumas experiências de pesquisas de campo e as percepções de ordem estéticas e poéticas, depuradas nas relações entre a nossa equipe e os alunos das escolas municipais de Aparecida de Goiânia.
3) Docente: Ana Carolina Eiras Coelho Soares
Projeto: Literatura chic lit e os significados contemporâneos da mulher moderna: entre permanências e rupturas históricas
Linha de pesquisa: Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão
Ano início: 2018
Descrição do projeto:
Este projeto é um desdobramento direto de minha pesquisa de pós-doutoramento feita no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UNB, na qual pesquisei as noções de violência e prazer em romances best seller contemporâneos. Pretendo proceder, sob o prisma da história cultural e das relações de gênero, a uma análise dos discursos e falas nos chamados romances best-sellers chic lit gênero literário ficcional em expansão no Brasil nos últimos 20 anos cujos personagens centrais são mulheres ditas modernas e seus principais dilemas em relação às questões dos principais temas abordados, e as maneiras que se conjugam as ideias sobre as identidades e sensibilidades das mulheres. O questionamento das fontes terá como ponto de partida a percepção sobre as liberdades e sentidos atribuídos e limites conferidos às relações entre os gêneros.
4) Docente: Breno Mendes
Projeto: Paul Ricoeur e o Ensino de História: narrativa, identidade e memória
Linha de pesquisa: Saberes históricos no espaço escolar
Data do início: 2021
Descrição do projeto:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a interface entre a filosofia da história de Paul Ricoeur (1913-2005) e o campo do ensino de história por meio das categorias de narrativa, identidade e memória. Ao longo do projeto, defenderemos o argumento segundo o qual uma relação equilibrada entre teoria e ensino de história é indispensável seja para a produção de conhecimento histórico significativo na educação básica, seja para a busca de respostas para a crise da história no mundo contemporâneo. Tendo em vista nossos operadores analíticos, colocamos as seguintes questões norteadoras: quais as implicações éticas e políticas das elaborações de sentido produzidas pelas narrativas históricas, especialmente em tempos de crise? De que modo o trabalho de memória realizado pela história pode contribuir para a constituição das identidades e para o reconhecimento da alteridade? É possível religar o vínculo entre a história e o mundo da vida e a crença de que aprendemos com a história sem recorrer ao topos história magistra vitae. Quanto a isso, nossa hipótese é que a filosofia da história ricoeuriana teria contribuído para pensarmos a conexão entre a narrativa histórica e a vida prática sem recorrer ao topos da história mestra da vida, afinal, o que está em jogo na historiografia não é a descoberta de alguma norma moral universalizante aplicável a qualquer contexto, mas a interpretação e a avaliação das ações praticadas pelos homens no tempo em situações concretas e singulares.
5) Docente: Clarissa Adjuto Ulhoa
Projeto: Ensino de História, livro didático e perspectiva pluriepistêmica: páginas para se aprender e para se ensinar outra(s) histórias(s)
Linha de pesquisa: Saberes históricos em diferentes espaços de memória
Ano início: 2022
Descrição do projeto:
Embora a implementação das leis 10639/2003 e 11648/2008, bem como a consequente publicação das diretrizes curriculares nacionais, possam ser entendidas como uma das mais importantes conquistas dos movimentos sociais para a educação brasileira nos últimos anos, aparentemente não foram suficientes para que as lógicas conteudista, colonialista e eurocentrada fossem superadas nas salas de aula de História. Quase duas décadas depois, os desafios ainda são muitos, inclusive no que concerne às coleções didáticas. Parto da hipótese de que, de um lado, os indígenas, os africanos e seus descendentes marcam presença nos livros didáticos, ao mesmo tempo em que, por outro lado, raramente aparecem reconhecidos como sujeitos donos de conhecimentos legítimos. Portanto, em primeiro lugar proponho a análise de coleções didáticas de História com intuito de perceber se essas obras contemplam pluriepistemologias. Em segundo lugar, mediante possíveis lacunas dessa nature-za, proponho a elaboração de páginas para se aprender e para se ensinar outra(s) história(s), nas quais conteúdos alternativos serão elaborados, disponibilizados e divulgados. Dessa forma, caso o professor de História considere pertinente, poderá passar o material impresso aos estudantes, que, por sua vez, poderão “encaixar” as novas páginas no ponto indicado de seu livro didático. Espera-se, assim, contribuir um ensino de História atento à pluralidade de sujeitos, narrativas e epistemes.
6) Docente: Cristiano Nicolini
Projeto: Entre histórias e memórias: o pensamento histórico e as narrativas sobre a regionalidade no âmbito do ProfHistória
Linha de pesquisa: Saberes históricos em diferentes espaços de memória
Ano início: 2021
Descrição do projeto:
No Brasil, as narrativas sobre as regionalidades permeiam as diversas dimensões da sociedade, produzindo discursos, imagens, representações e estereótipos sobre os diferentes espaços que formam o território brasileiro. Essas narrativas, por conseguinte, acabam interagindo também com o ensino de História tanto nas escolas, ocupando lugares no currículo e nas suas respectivas práticas, como em outros espaços de aprendizagem histórica. Este projeto de pesquisa visa investigar, no âmbito do ProfHistória, as relações entre as narrativas produzidas pela cultura histórica acerca da regionalidade no Estado de Goiás e o ensino de História, seja ele escolar ou então desenvolvido em outros espaços e meios que promovem a aprendizagem histórica (museus, centros de cultura, clubes, dentre outros). A pesquisa sobre o pensamento histórico e as narrativas sobre a regionalidade se torna, nessa perspectiva, um recurso a serviço do ensino de História situado, crítico e dialógico. Valoriza a potencialidade do patrimônio regional sem perder de vista a compreensão histórica mais ampla, conectando as manifestações do território goiano, neste caso, a outros espaços e historicidades. Evita, além disso, a ideia de uma nacionalidade homogeneizadora que tantas vezes esteve presente nas intenções de grupos que fizeram usos do passado em prol de uma narrativa única. O nacional, nesse sentido, acabou distorcendo a realidade das diferentes regiões brasileiras, que possuem as suas especificidades que precisam ser compreendidas pelo ensino e pela pesquisa histórica. Para desenvolver esse projeto de pesquisa, portanto, seguiremos etapas distintas que envolverão: a) Contato com o tema, levantamento de fontes e referências sobre pesquisas envolvendo narrativas sobre a regionalidade (História de Goiás, História dos Municípios, História Local, História Regional, dentre outros recortes). b) Firmamento de acordos e parcerias para pesquisa em acervos e acesso às fontes. c) Definição de objetivos e limites de cada etapa da investigação. d) Definição e emprego de conceitos operatórios para a análise das fontes. e) Síntese final e divulgação dos resultados da pesquisa. Todo esse processo deverá ocorrer em interlocução constante com a dimensão do ensino de História e as diferentes possibilidades de aprendizagem histórica, percebendo a potencialidade do ProfHistória na construção de conhecimento e na sua aplicação em espaços escolares e não escolares. Compreende-se a pesquisa em diálogo permanente com o ensino, o que viabiliza a construção de saberes que conectam teoria e prática, seja na docência ou em outras atividades que envolvam o ensinar e o aprender a pensar historicamente.
7) Docente: Cristiano Pereira Alencar Arrais
Projeto: Morfologia urbana nas capitanias de minas: estudos comparativos (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, século XVIII)
Ano início: 2017
Descrição do projeto:
O projeto objetiva realizar um exame comparativo de três capitanias de minas do século XVIII: Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais a partir da percepção da unidade cultural e política dessa região e a maneira como suas narrativas são apropriadas pela história local em registros de memória dentro e fora dos espaços formais de ensino.
8) Docente: David Maciel
Projeto: A democracia confrontada: emergência neoliberal e crise política (1990-1994)
Linha de Pesquisa: saberes históricos no espaço escolar
Ano início: 2020
Descrição do projeto:
Nosso objeto de estudo é o processo de emergência do projeto neoliberal como elemento condutor da ação governamental numa situação de prorrogação da crise de hegemonia burguesa iniciada nos anos 80 e de vigência precária da institucionalidade democrática recém instalada no Estado brasileiro. Mesmo após o fim da transição política que substituiu a institucionalidade autoritária, criada na Ditadura Militar, pela institucionalidade democrática instituída pela Constituição de 1988, a crise política permaneceu, evidenciando a ausência de unidade entre as classes e frações do bloco no poder em torno de um projeto histórico de largo fôlego e a permanência do movimento social das classes subalternas como alternativa de governo e poder, além da própria fragilidade da democracia recém-instalada. Além da produção historiográfica propriamente dita, este projeto busca também contribuir com o ensino de história propondo uma nova abordagem deste período histórico.
9) Docente: Elias Nazareno
Projeto de pesquisa: História indígena e ensino de história: uma abordagem decolonial
Ano início: 2021
Descrição do projeto:
Este projeto está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História, ao Profhistória da UFG e ao curso de Educação Intercultural Indígena -CEII da UFG vinculado ao Núcleo de Formação Superior Indígena Takinahakỹ da Universidade Federal de Goiás/UFG. Nele, compartilhamos algumas reflexões acerca da experiência como docente no curso de História e no CEIII. Neste último, como orientador de estágio e dos projetos extraescolares dos discentes indígenas do povo indígena Javaé /Berò Biawa Mahãdu desde 2009.Oobjetivo fundamental desse projeto de pesquisa é analisar a percepção que alguns povos indígenas que participam da Licenciatura Intercultural Indígena da UFG, com especial atenção para o povo Berò Biawa Mahadu (Javaé), têm sobre suas próprias histórias. Pretende também, analisar como se inter-relacionam essas percepções com a historiografia produzida sobre as populações indígenas em Goiás nos séculos XVIII, XIX e XX. Desse modo, o que se espera é compreender como os indígenas relacionam o conhecimento histórico, sobretudo aquele relacionado aos povos indígenas, presente na historiografia de um modo geral e nos livros didáticos de história em particular, com suas concepções próprias de história. O projeto insere-se na perspectiva dos estudos desenvolvidos sob o enfoque da nova história indígena, o ensino de história, da interculturalidade crítica, da decolonialidade. Pretende ampliar as possibilidades de dialógico e de articulação pluriepistemológica que leve em conta a hermenêutica dos múltiplos saberes e fazeres nas relações entre história, tempo e lugar em relação à utilização e significados destes conceitos para os indígenas do povo Javaé da etnoregião Araguaia-Tocantins.
10) Docente: Heloisa Selma Fernandes Capel
Projeto: Ensino de História e Imagens: uma análise a partir dos livros didáticos
Linha de pesquisa: Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão
Ano início: 2020
Descrição do projeto:
Pensado por meio de seu uso, o livro didático é um elemento a partir do qual é possível discutir especificidades visuais e materiais. Assim sendo considerado como produto cultural é inegável que só pode ser pensado no cruzamento interdisciplinar ente os campos da pedagogia, da história, do design, campos que se preocupam com a produção editorial, a cultura e as práticas de leitura. A problematização do tema passa pela discussão que envolve a pesquisa sobre livros didáticos, especialmente a iconografia didática e sua correlação com a historiografia, o livro como agente na circulação de ideias e sua materialidade composta de maneira complexa pela articulação entre texto e imagens. Mais do que o conteúdo escrito em suas páginas, o livro didático veicula elementos de visualidade e é um agente que conforma sentidos em seu projeto didático e editorial. A partir de tais pressupostos, o projeto propõe a análise dos livros didáticos e manuais escolares da década de 1980 e suas transformações, em termos visuais, a partir das determinações do Plano Nacional do Livro Didático na década de 1990.
11)Ivan Lima Gomes
Projeto: Edições de quadrinhos em perspectiva transnacional: do jornal ao livro
Linha de pesquisa: Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão
Descrição do projeto:
Desde meados do século XIX as histórias em quadrinhos (HQs) se constituem numa das mídias mais populares entre leitores de diversas idades. As lembranças que muitos guardam de suas próprias leituras ou de terceiros que liam HQs contrasta com a tímida reflexão de âmbito histórico que até agora se acercou deles. Enquanto campos como as Artes Visuais, Estudos de Mídia e Teoria Literária já assumiram as HQs como linguagem dotada de aspectos narrativos específicos, pouco se questiona no interior dos estudos históricos as contribuições que as HQs podem introduzir aos estudos de história e historiografia. Este projeto de pesquisa busca apontar alguns caminhos neste sentido, ressaltando as relações entre cultura visual e história editorial e assumindo a materialidade da linguagem das HQs como elemento chave para a compreensão de sua historicidade. Sendo um desdobramento de perfil teórico-metodológico de pesquisas anteriores mais específicas que desenvolvi da graduação ao doutorado, desta vez a pesquisa assumirá um tom quase programático. Apesar de apresentar alguns objetos que serão discutidos como ponta pé inicial do projeto, não pretendo me ater a eles, antes lançando mão de tal corpus para explorar possibilidades mais amplas em termos de reflexão teórico-metodológica. As obras são: Fantomas contra los vampiros multinacionales, de Julio Cortázar; Batman en Chile, del chileno Enríque Lihn; y las brasileñas Pega para Kaputt, de Luis Fernando Veríssimo, Josué Guimarães, Moacy Scliar e Edgar Vasquez; e Agá, de Hermilo borba Filho. Em outras palavras, a pesquisa buscará desenvolver estratégias e abordagens possíveis para o estudo das HQs desde uma perspectiva histórica, atendo-se à historicidade da sua linguagem enquanto objeto, ao invés de priorizar uma ou outra série, personagem, editora etc. Com isso, o projeto termina por se articular a ações paralelas que ora espero desenvolver, como orientações e grupos de leitura. A partir das expectativas do público envolvido em tais atividades, objetos mais específicos serão abordados a partir da abordagem teórico-metodológica a ser elaborado ao longo do projeto.
12) Docente: Jiani Fernando Langaro
Projeto: História, Memória e Cidade: Culturas, trajetórias de vida e lutas por direitos no Brasil Contemporâneo
Linha de pesquisa: Ensino de História e Políticas Públicas
Ano início: 2020
Descrição do projeto:
O projeto tem por objetivo refletir sobre o contexto de crise da ditadura militar, de redemocratização e de instalação da nova república no Brasil, a partir do estudo do caso da cidade de Toledo-PR, com ênfase na investigação dos deslocamentos de ordem rural-urbana, da formação de novos bairros periféricos, do cotidiano, das maneiras de viver e trabalhar de suas populações, bem como dos movimentos sociais e lutas por direitos na cidade, entre 1970 e 2010. Sabemos, porém, que estes processos não se operaram apenas em Toledo-PR, pois esta cidade integra o contexto mais amplo da sociedade brasileira contemporânea. Assim, pretendemos também, com o auxílio dos projetos de pesquisa de orientandos, correlacionar a realidade pesquisada com as de outras cidades do país, no intuito de problematizar experiências urbanas comuns, no período.
13) Docente: Luiz Sérgio Duarte da Silva
Projeto: Ensino de História e política da História
Linha de pesquisa: Saberes Históricos no Espaço Escolar
Ano início: 2020
Descrição do projeto:
Trata-se de reconstruir os discursos e as práticas que, na América Latina, foram responsáveis pela legitimação dos Estados através do recurso da produção de uma continuidade de valores e instituições. A História entendida como arma dos Estados nacionais em construção no século XIX. Uma concepção de História que enfatiza a continuidade e a brutalidade. É a violência administrada, institucionalizada e pensada pela História a serviço do Estado.
14) Docente: Marlon Jeison Salomon
Projeto: Alexandre Koyré e a escrita da história do pensamento
Linha de pesquisa: Saberes históricos no espaço escolar
Ano início: 2020
Descrição do projeto:
Nosso objetivo é estudar a concepção de história do pensamento de A. Koyré a partir de quatro eixos de investigação. Koyré insiste na importância da atualidade no estudo da história. Estabelece, assim, um novo estatuto para a relação presente-passado e transforma a compreensão da história como ciência do passado. Em segundo lugar, trata-se de compreender o objeto sobre o qual se exerce sua análise histórica. Seu esforço é o de reconstituir a base a priori histórica do pensamento. Daí a importância de seu conceito de revolução, que marca exatamente a transformação dessa base, com o qual o tema da descontinuidade é introduzido na historiografia. Em seguida, trata-se de estudar a contemporaneidade da constituição da escrita da história do pensamento com a Escola dos Annales. Duas atitudes distintas em relação ao tempo histórico nos permitem analisar essa constituição. Finalmente, trata-se de estudar um deslocamento importante operado por Koyré e que marcará uma parte importante da filosofia francesa na segunda metade do século XX: com ele, a filosofia é deslocada para os arquivos.
15) Docente: Rafael Saddi Teixeira
Projeto: Organizações Sociais da Educação em Goiás: projeto de governo e resistência de estudantes e professores (2015-2018)
Linha de pesquisa: Saberes históricos no espaço escolar
Ano início: 2018
Descrição do projeto:
A presente pesquisa visa produzir uma história da tentativa, por parte do Governo de Goiás, de transferência da gestão das escolas da rede básica de ensino estadual para as Organizações Sociais da Educação durante o período de 2015 a 2018. Para tanto, este projeto amplo pretende reunir diferentes pesquisas que versam tanto sobre o projeto do governo quanto sobre a resistência produzida por estudantes e professores. Nossa principal hipótese é que o enfrentamento produzido em Goiás assume, além dos traços locais, características nacionais e mundiais próprias de um tempo marcado pela chamada globalização da crise. Deste modo, pretendemos nos debruçar sobre o processo de elaboração do projeto do governo, que envolveu participação de instituições como o Itaú Unibanco e o Banco Mundial, bem como apresentou tensões internas entre as secretarias do governo do Estado. A resistência produzida por professores e estudantes também deve ser analisada, levando em consideração os diferentes atores. Nossa hipótese é que ela também apresenta características comuns aos movimentos de resistência produzidos globalmente por setores precarizados da juventude e que no Brasil teve como marco as revoltas de junho de 2013. A crise do sindicalismo fordista e a precarização das relações de trabalho têm impulsionado o surgimento de novos atores e novas formas organizacionais de luta, marcadas pela crítica aos modelos burocráticos de organização. Queremos desenvolver uma análise sobre o papel da imprensa e suas diferentes representações, bem como a apropriação das mídias alternativas pelos manifestantes. Também nos interessa perceber o papel dos diferentes órgãos do Estado, como, por exemplo, do Ministério Público. e as características da repressão ao movimento. Nossa hipótese é que a repressão local também assume um modo mais autoritário, com características não existentes anteriormente, e que se vincula a um avanço do autoritarismo em nível nacional e global.
16) Docente: Raquel Machado Gonçalves Campos
Projeto: Literatura e ensino de história do Brasil do século XIX
Linha de pesquisa: Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão
Ano início: 2020
Descrição do projeto:
Este projeto tem por objetivo investigar os usos da literatura no ensino de história do Brasil oitocentista. Trata-se de procurar identificar, em um primeiro momento, a existência de referências, em livros didáticos de história da educação básica, sobre a literatura brasileira daquele período, inventariando-se os autores e obras citados e, em particular, o lugar conferido à literatura de Machado de Assis. Em um segundo momento, se procurará compreender a concepção de literatura veiculada nessas obras. Serão considerados, em particular, seu posicionamento frente a uma história literária tradicional, assentada na sucessão de escolas e estilos literários, e seu modo de relacionar literatura e sociedade. Espera-se, desse modo, poder descrever as concepções das relações entre história e literatura presentes nesses livros e orientadoras da prática pedagógica dos professores de história. Por meio desses procedimentos, buscar-se-á compreender seus diálogos com o saber acadêmico sobre a história do Brasil oitocentista, marcado, nas últimas duas décadas, por um forte investimento na utilização da literatura como fonte.
17) Docente: Sônia Maria de Magalhães
Projeto: O paradigma de "O sentido da colonização" de Caio Prado Júnior e suas permanências no ensino de História do Brasil colonial em sala de aula.
Linha de pesquisa: Saberes históricos no espaço escolar
Ano início: 2020
Descrição do projeto:
Esta pesquisa pretende mostrar que os fundamentos construídos pelo revisionismo historiográfico acerca da crítica as bases o Antigo Sistema Colonial, sustentadas numa concepção tradicional de História, foram pujantes o suficiente para manter uma estrutura que, apesar das reformas dos currículos e das propostas de alteração na sua concepção, não se abalaram tão profundamente na sala de aula. Mesmo que os livros didáticos e os currículos escolares incorporem em seus conteúdos reinterpretações acadêmicas, a sala de aula continua reproduzindo e difundindo concepções clássicas sobre a história do Brasil colonial.